segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vitórias e Campeões




Uma exposição é sempre um lugar de encontro de aficionados. Os passaros são motivo de conversa, troca de ideias e informações debate de opiniões. Nestes eventos conheço novas pessoas reencontro outras com o mesmo interesse por este passatempo, renovo e estimo as amizades antigas.

Este ano o CIOM e o CCAP, organizaram em conjunto o seu concurso e exposição anual. A afluencia de publico e de criadores foi formidavel. A equipa organizadora, Presidente da Direcção do CIOM Angelo Coelho, José Nogueira responsavel pela informática o Armindo Tavares Sec. A.G do CIOM e dirigente do CCAP, o Paulo, o Vilaça ambos do CIOM e muitos outros estão todos de parabens pelo excelente trabalho realizado.

A ultima da hora de vespera lavei os meus canarios de cor. Escolhi 5 passaros, 3 brancos recessivos, 1 albino e 1 amarelo nevado asas brancas. O asas brancas foi para completar o numero minimo de passaros para ter direito ao premio de presença no caso de não chegar ao podio.






No dia em que dei banho aos passaros a temperatura rondava os 15 ºC, depois do banho deixei-os enrolados em papel de cozinha. Alguns senti que a secagem era deficiente e resolvi recorrer ao secador de cabelo, ora esta pratica tem consequencias de arrebitar algumas penas.

Levar os meus canarios de cor as exposições é uma maneira de avaliar a qualidade dos meus passaros. Por isso tento sempre interpretar as avalições dadas em cada rubrica, no caso dos canarios lipocromo aparecem os seguintes itens:
Lipocromo
Categoria (esta não aparece nos canários brancos ou apigmentados)
Plumagem
Forma e Tamanho
Porte
Impressão
Na ficha de julgamento a rubrica Plumagem é importante as penas estarem bem coladas ao corpo, claro que o juiz teve de dar 12 pontos o que corresponde a um suficiente. A rubrica Impressão também tiveram 4 pontos sinal de Bom, mas se tivessem um excelente com 5 pontos dariam um empurrão ao 88 e 89 pontos que apareceram no total individual. A razão é que faltou adaptação a gaiola de concurso, notei que as aves se refugiavam no chão da gaiola o que é suficiente para a ave apresentar sujidade no corpo, nas patas ou na cauda. Devo registar que as novas gaiolas de cartão não apresentam grade no chão e que os poleiro estão muito afastados do chão. Isto prejudica as aves que se refugiam no fundo. Todas as minhas aves apresentadas a concurso tiveram um Porte excelente com 9 pontos. Na forma e no tamanho também estiveram bem todas receberam 13 pontos um sinal Bom.



O saldo final foi positivo, pois o meu canário Albino teve 89 pontos e ficou em 1º Classificado, a Plumagem teve 12 pontos, mas a razão foi eu não ter preparado convenientemente a secagem após o banho. O resto dos meus canarios de cor tiveram 2 brancos recessivos com 89 pontos e 1 com 88 pontos. O amarelo nevado asas brancas teve 88 pontos no lipocromo teve 26 pontos sinal suficiente, Categoria, Plumagem, Tamanho e forma a avaliação foi de Bom. O Porte e a Impressão tiveram um Excelente. Este asa branca com um Lipocromo Bom de (28 ou 27 pontos) teria premio.

Nos concursos a disputa dos primeiros lugares é marcada pela diferença de um ponto que faz a distinção entre o Bom e o Excelente. Por isso quando me dizem que em casa ficaram bons passaros e que não os trazem para concorrer eu acredito, mas para ganharem não chega serem bons é necessario as pontuações em algumas rubricas chegar ao Excelente. Para se alcançar o Excelente, por vezes é uma questão de momento e se o passaro estiver na mesa do juiz isso marca a diferença em relação aos outros passaros concorrentes.





Uma maneira de eu saber se tenho passaros competitivos é participar em concursos. Depois é saber avaliar o grau de competividade que depende do numero de concorrentes na mesma Classe e Secção. Conclusão cada Vitória tem o seu nivel... Passaros bons ha muitos, campeões muito menos e cada campeão tem o seu nivel.

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Eu e o Magalhães


O Clube Ornitologico Beira Litoral, organiza uma exposição anual que eu aprecio bastante, pois para alem de apresentar um concurso ornitologico em simultãneo convida varios artesãos que ao vivo mostram o seu trabalho. A montagem do evento, os julgamentos das aves, a chegada dos artesãos e toda a decoração dopavilhão Espaço Inovação é digno de registo. Conheci a alguns anos o seu actual Presidente José Carvalho, homem dinâmico e meu amigo, sabe que eu gosto de acompanhar este tipo de evento, registando imagens fotos e video. Lançou-me o desafio de registar o evento e colocar imagens na internet. O local Oliveira do Bairro fica cerca de 100 km da minha residencia
felizmente tenho alojamento em Aguim assim pouparia tempo e esforço da viagem. Agora como resolver o problema de processar as fotos digitais e envia-las para a Internet se eu so tenho um PC laptop sem wireless. Gentimente o Presidente do Conselho Fiscal Tony Duarte, protificou-se a emprestar o portatil da sua filha. A verdade é que tenho receio de acontecer algum azar com aquilo que não me pertence... Lembrei-me do Magalhães da minha filha.

Em Portugal o PC Magalhães foi muito criticado quando adoptado nas escolas. Os tempos não estão faceis, resolvi pedir a minha filha se me dipensava o Magalhães. Fiu avisado que o Magalhães já não era o que foi, fiquei a saber que não arrancava. Pensei que seria algum virus e resolvi recorrer a assistencia tecnica. Lá fui e quando cheguei vi o tecnico pegar no Magalhães e encostá-lo ao ouvido. Uii! Fiquei espantado pousou o PC na mesa e deu-lhe umas pancadinhas e logo o Magalhaes rescuscitou. Talvez a minha expressão incredula mereceu a atenção do jovem tecnico que logo se prontificou a explicar o que para mim era um enigma. O PC Maglhães deve ter sido sujeito a pancadas que afectaram o funcionamento do disco rigido que bloqueia quando tenta ser acedido faz um pequeno barulho e não funciona. A palmadinha no PC ajuda a saltar essa falha e a iniciar.


Chegado o dia da partida para a EXPO_AVE 2010 tudo parecia resolvido. No local da exposição o Magalhães era alvo da curiosidade tão pequenido e sempre a apanhar palmadinhas. Como PC temperamental nem sempre acatava as minhas intruções pois não tinha rato para dominar o cursor e o ponteiro. Até me pregou um grande susto pois aqueceu tanto que me mostrou o ecran azul, nesse dia de julgamento de aves recorri a opinião do juiz Lino Guimaraes que diagnosticou o mal. O Magalhães esta cansado e aqueceu um pouco de repouso resolve o problema. Pelo sim e pelo não fiz uma copia de segurança das fotos e dos videos.

Eu e o Magalhães ja formamos uma equipa, veja e acompanhe o nosso trabalho no seguinte endereço:

http://expo-ave2010.blogspot.com/

Agradeço a minha esposa o favor de em casa dar comida comida e bebida aos meus canários de cor, durante a minha ausencia e de não ter ciumes de eu ter trazido comigo o Magalhães.